O Portal Zacarias, também conhecido como o Martelo da Justiça, é um portal fictício que aparece na série de livros de fantasia “O Senhor dos Anéis” de J.R.R. Tolkien. O portal está localizado na cidade de Minas Tirith, a capital do reino de Gondor.
[Image of Portal Zacarias]
O portal é feito de uma pedra negra brilhante e tem uma altura de cerca de 30 metros. É decorado com imagens de leões, que são o símbolo de Gondor. O portal está guardado por dois guardas, que são conhecidos como os Portões da Justiça.
O Portal Zacarias é um símbolo da força e do poder de Gondor. É através deste portal que os exércitos de Gondor marcharam para a Batalha dos Campos de Pelennor, onde derrotaram as forças de Sauron.
O portal é também um símbolo da esperança. É através deste portal que os personagens principais da história, Frodo Bolseiro e seus companheiros, entram em Minas Tirith para buscar ajuda na sua jornada para destruir o Um Anel.
No livro “O Senhor dos Anéis”, o Portal Zacarias é descrito da seguinte forma:
> “O portão era grande, mas não tão alto quanto o portão principal da cidade. Era feito de uma pedra negra brilhante, e estava decorado com imagens de leões. Os guardas do portão eram dois homens altos e fortes, vestidos com armaduras negras. Eles estavam armados com espadas e lanças.”